top of page
Semana de Arte e Cultura vermelho.png
Semana de Arte e Cultura vermelho.png

      A Semana de Arte e Cultura é uma iniciativa do Núcleo de Arte do IFRN - Campus São Gonçalo do Amarante e consiste na proposição de exposições culturais, palestras, workshops e apresentações culturais nos espaços do campus alusivos ao Dia da Arte, Dia do Estudante, Centenário da Semana de Arte Moderna, Dia do Folclore e Dia Mundial da Fotografia, todos comemorados no mês de agosto.

      O evento é uma construção coletiva, que envolve a participação conjunta de professores, servidores, alunos e comunidade externa, incluindo palestrantes convidados e artesãos do município de São Gonçalo do Amarante.

CONVIDADOS ESPECIAIS

Zildalte.jpg

Zildalte Ramos de Macêdo

     Licenciada em Educação Artística, professora de Artes Visuais do IFRN desde o ano de 2009. Mestra e doutora em Antropologia Social com pesquisa sobre o Teatro de João Redondo do RN. Brincante do Teatro de João Redondo.  Autora do livro  "Show de mamulengos de Heraldo Lins: construções e transformações de um espetáculo da cultura popular".

Gláucio PeduBreu

     Gláucio Teixeira da Câmara, oriundo de uma família tradicional de brincantes  populares de São Gonçalo do Amarante, é neto do Mestre Lucas Teixeira de Moura dos Congos e sobrinho do Mestre Sérvulo Teixeira do coco de roda Bambelô da Alegria. 
     Gláucio PeduBreu (Nome artístico) tem formação técnica em teatro pela Escola de  Artes Cênicas João Leiros/PE. Educador popular, ator, empreendedor cultural, diretor de  teatro e brincante.  
     Em 2010, foi coroado Mestre de Congo por seu tio Sérvulo Teixeira na missa de 7° dia  de seu avô. 
     Em  2017, foi reconhecido pelo (MINC) Ministério da Cultura através do Prêmio Leandro Gomes de Barros, como legítimo Herdeiro de Mestre. Está graduando Teatro pela UFRN – Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 
     Atualmente está se dedicando a um projeto de pesquisa intitulado AfroVivência do Congo: Memória, Batuque e Dança. Que tem como objetivo despertar professores, alunos, artistas e comunidades para uma educação popular antirracista por meio do folguedo, que o mesmo tem chamado este processo de “Pedagogia do Congo”.

Gláucio.jpg
Henrique.jpg

Henrique José

     Henrique José, natural de Aracati-CE, mora em Natal/RN há mais de 30 anos. Graduado em Lazer e Qualidade de Vida pelo CEFET/RN e Mestre em Antropologia Social pela UFRN. Trabalhou como repórter fotográfico e laboratorista P&B, foi design e arte finalista em Agência de Publicidade e empreendedor cultural.  Publicou três livros de fotografia e a coluna "Escrevendo com Luz" no Pantim.com.br. Foi Professor universitário por mais de 10 anos, atuando na Universidade Potiguar, no SENAC/RN, na FATERN e na Universidade Estadual do RN. No terceiro setor atuou como produtor cultural e Educador da ONG Galeria ZooN de Fotografia, por 15 anos, onde desenvolveu projetos sociais e culturais de difusão da fotografia e do audiovisual como linguagem, expressão artística e processo pedagógico, que denominou de "Educação lúdica do olhar". É sócio do Mercado da Foto, uma Galeria, escola e produtora audiovisual desde 2014. Trabalha ainda como Educador Social de jovens em cumprimento de Medidas Sócio-educativas da Prefeitura do Natal. Participou e Produziu várias exposições nacionais e internacionais, individuais e coletivas de fotografia, produzindo e dirigindo filmes, curtas-metragens e documentários. Nos últimos quatro anos tem colaborado com a Caminhada História de Natal, como organizador do Concurso Fotográfico de Natal, que em suas quatro edições premiou e selecionou belas imagens da nossa capital. Henrique José é membro da Rede de Produtores Culturais da Fotografia Brasileira - RPCFB e do Coletivo da foto.

Lucas MDS

     Fruto de um projeto Social, onde conheceu a cultura hip-hop em 
meados de 2005 na comunidade do maruim, Lucas MDS (nome artístico) é aluno que virou professor em vários outros projetos, dando oficinas de desenho e Graffiti. Atualmente trabalha e vive do Graffiti. Já levou sua arte para várias cidades do Rio Grande do Norte e em outros estados através de festivais de Graffiti. Acredita que a arte do GRAFFITI junto com o movimento hip-hop, é uma ferramenta de transformação social, dando a oportunidade de enxergar novos caminhos. Viver e deixar viver em harmonia. Hoje, um dos organizadores do Coletivo MAR (Movimento Arte de Rua).

Lucas.jpg
b62918e2-283d-4a12-8ce5-a4546ac20c42.jpg

Fabiano Nascimento

     Nascido em Natal/RN em 1983, é residente em São Gonçalo do Amarante/RN desde 1985. Atua nas Artes Plásticas a vinte e oito anos. Foi o primeiro conselheiro de artes plásticas do Conselho de Políticas Culturais de São Gonçalo do Amarante, onde também atuou como primeiro coordenador de artes plásticas. Em sua carreira colecionou diversas premiações e menções honrosas em reconhecidos espaços culturais, eventos e salões no Rio Grande do Norte, levando sempre o nome do município de São Gonçalo do Amarante. Tem obras de sua autoria no exterior e em várias partes do Brasil. O realismo rigoroso dos seus desenhos reflete o seu admirável potencial artístico, fruto da sua disciplina, talento e grande capacidade de captar os detalhes da vida de cada um dos seus personagens de forma impressionante.

PROGRAMAÇÃO

Programação Vertical 3.png
bottom of page