top of page
Semana de Arte e Cultura vermelho.png
Semana de Arte e Cultura vermelho.png

      A Semana de Arte e Cultura é uma iniciativa do Núcleo de Arte do IFRN - Campus São Gonçalo do Amarante e consiste na proposição de exposições culturais, palestras, workshops e apresentações culturais nos espaços do campus alusivos ao Dia da Arte, Dia do Estudante, Centenário da Semana de Arte Moderna, Dia do Folclore e Dia Mundial da Fotografia, todos comemorados no mês de agosto.

      O evento é uma construção coletiva, que envolve a participação conjunta de professores, servidores, alunos e comunidade externa, incluindo palestrantes convidados e artesãos do município de São Gonçalo do Amarante.

CONVIDADOS ESPECIAIS

Zildalte.jpg

Zildalte Ramos de Macêdo

     Licenciada em Educação Artística, professora de Artes Visuais do IFRN desde o ano de 2009. Mestra e doutora em Antropologia Social com pesquisa sobre o Teatro de João Redondo do RN. Brincante do Teatro de João Redondo.  Autora do livro  "Show de mamulengos de Heraldo Lins: construções e transformações de um espetáculo da cultura popular".

Gláucio PeduBreu

     Gláucio Teixeira da Câmara, oriundo de uma família tradicional de brincantes  populares de São Gonçalo do Amarante, é neto do Mestre Lucas Teixeira de Moura dos Congos e sobrinho do Mestre Sérvulo Teixeira do coco de roda Bambelô da Alegria. 
     Gláucio PeduBreu (Nome artístico) tem formação técnica em teatro pela Escola de  Artes Cênicas João Leiros/PE. Educador popular, ator, empreendedor cultural, diretor de  teatro e brincante.  
     Em 2010, foi coroado Mestre de Congo por seu tio Sérvulo Teixeira na missa de 7° dia  de seu avô. 
     Em  2017, foi reconhecido pelo (MINC) Ministério da Cultura através do Prêmio Leandro Gomes de Barros, como legítimo Herdeiro de Mestre. Está graduando Teatro pela UFRN – Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 
     Atualmente está se dedicando a um projeto de pesquisa intitulado AfroVivência do Congo: Memória, Batuque e Dança. Que tem como objetivo despertar professores, alunos, artistas e comunidades para uma educação popular antirracista por meio do folguedo, que o mesmo tem chamado este processo de “Pedagogia do Congo”.

Gláucio.jpg
Henrique.jpg

Henrique José

     Henrique José, natural de Aracati-CE, mora em Natal/RN há mais de 30 anos. Graduado em Lazer e Qualidade de Vida pelo CEFET/RN e Mestre em Antropologia Social pela UFRN. Trabalhou como repórter fotográfico e laboratorista P&B, foi design e arte finalista em Agência de Publicidade e empreendedor cultural.  Publicou três livros de fotografia e a coluna "Escrevendo com Luz" no Pantim.com.br. Foi Professor universitário por mais de 10 anos, atuando na Universidade Potiguar, no SENAC/RN, na FATERN e na Universidade Estadual do RN. No terceiro setor atuou como produtor cultural e Educador da ONG Galeria ZooN de Fotografia, por 15 anos, onde desenvolveu projetos sociais e culturais de difusão da fotografia e do audiovisual como linguagem, expressão artística e processo pedagógico, que denominou de "Educação lúdica do olhar". É sócio do Mercado da Foto, uma Galeria, escola e produtora audiovisual desde 2014. Trabalha ainda como Educador Social de jovens em cumprimento de Medidas Sócio-educativas da Prefeitura do Natal. Participou e Produziu várias exposições nacionais e internacionais, individuais e coletivas de fotografia, produzindo e dirigindo filmes, curtas-metragens e documentários. Nos últimos quatro anos tem colaborado com a Caminhada História de Natal, como organizador do Concurso Fotográfico de Natal, que em suas quatro edições premiou e selecionou belas imagens da nossa capital. Henrique José é membro da Rede de Produtores Culturais da Fotografia Brasileira - RPCFB e do Coletivo da foto.

Lucas MDS

     Fruto de um projeto Social, onde conheceu a cultura hip-hop em 
meados de 2005 na comunidade do maruim, Lucas MDS (nome artístico) é aluno que virou professor em vários outros projetos, dando oficinas de desenho e Graffiti. Atualmente trabalha e vive do Graffiti. Já levou sua arte para várias cidades do Rio Grande do Norte e em outros estados através de festivais de Graffiti. Acredita que a arte do GRAFFITI junto com o movimento hip-hop, é uma ferramenta de transformação social, dando a oportunidade de enxergar novos caminhos. Viver e deixar viver em harmonia. Hoje, um dos organizadores do Coletivo MAR (Movimento Arte de Rua).

Lucas.jpg
b62918e2-283d-4a12-8ce5-a4546ac20c42.jpg

Fabiano Nascimento

     Nascido em Natal/RN em 1983, é residente em São Gonçalo do Amarante/RN desde 1985. Atua nas Artes Plásticas a vinte e oito anos. Foi o primeiro conselheiro de artes plásticas do Conselho de Políticas Culturais de São Gonçalo do Amarante, onde também atuou como primeiro coordenador de artes plásticas. Em sua carreira colecionou diversas premiações e menções honrosas em reconhecidos espaços culturais, eventos e salões no Rio Grande do Norte, levando sempre o nome do município de São Gonçalo do Amarante. Tem obras de sua autoria no exterior e em várias partes do Brasil. O realismo rigoroso dos seus desenhos reflete o seu admirável potencial artístico, fruto da sua disciplina, talento e grande capacidade de captar os detalhes da vida de cada um dos seus personagens de forma impressionante.

PROGRAMAÇÃO

Programação Vertical 3.png
Logo do IFRN campus São Gonçalo do Amarante
logo png.png
bottom of page