top of page
Geladeira Literária: você tem fome de quê?

O projeto, coordenado pela professora de Língua Portuguesa Janaína Capistrano, consiste em transformar um eletrodoméstico obsoleto em uma estante de livros disponível à comunidade, escolar e externa ao IFRN. Os livros serão captados por meio de uma campanha junto aos servidores do IFRN, estendendo-se também a outras entidades que se interessem em apoiar essa iniciativa.
O acervo será composto, prioritariamente, de obras literárias, sem restrição de gênero literário, autor ou nacionalidade, disponibilizado para leitura no local, empréstimo ou troca, sem controle por parte da coordenação do projeto, pois a ideia é criar nos potenciais leitores uma busca autônoma e responsável pelo conhecimento. A geladeira não fica ligada na energia elétrica e será customizada, ganhando um efeito visual.. Com esse projeto, a meta é incentivar a leitura e fazer com que cada vez mais pessoas tenham acesso aos livros.
O projeto está em andamento e tem como objetivo facilitar o acesso da população que circula no entorno do IFRN - Campus São Gonçalo do Amarante à leitura de obras literárias de variados estilos, oportunizando a construção do hábito da leitura literária, ao mesmo tempo que edifica uma visão a respeito do livro como um patrimônio cultural pertencente à coletividade.
Entendemos que a metodologia empreendida, de ler no local, levar para casa e devolver em outro momento, ou ainda de troca de exemplares, traz em seu cerne a ideia de educação coletiva, operando, portanto, na construção do saber coletivo, e na formação do cidadão crítico/ cidadã crítica, estando, assim, em consonância com os preceitos estabelecidos pelas diretrizes desta instituição de Ensino público.
bottom of page